Participe de nossa comunidade *-* fases da adolescência

.

PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT

Voce e o visitante numero :

quarta-feira, 21 de abril de 2010


Credito : julia gabriela


Distúrbios alimentares na adolescência :

aprenda como sair desta


Disturbios Alimentares"

Atualmente, os distúrbios alimentares, que compreendem a anorexia, a bulimia e o transtorno do comer compulsivo, estão alcançando níveis epidêmicos e são responsáveis por grande número de mortes entre todos os distúrbios psíquicos conhecidos. Em cada grupo de 10 pessoas doentes uma se suicida ou morre em virtude de parada cardíaca ou desnutrição . As causas dos distúrbios alimentares são múltiplas, incluindo fatores genéticos, ambientais e comportamentais. A pressão de uma sociedade cada vez mais competitiva, o estresse e experiências de vida traumáticas, associadas ao culto do corpo perfeito têm levado muita gente, a maioria mulheres, a maltratar seu organismo, seja passando fome ou comendo em excesso. Veja, a seguir, a descrição detalhada de cada um destes distúrbios.
Distúrbios alimentares na infância e na adolescência

Muitas vezes, o hábito de comer seletivamente nos adultos nada mais é do que a continuação do comportamento meticuloso das crianças, que começa quando damos a elas a opção de escolher o que preferem comer. Depois disso, as crianças se tornam bastante conservadoras quanto às suas preferências. No entanto, os problemas normalmente surgem porque os pais se preocupam demais com esse comportamento seletivo. Se começar por volta dos dois ou três anos de idade, esse comportamento é determinado em grande parte pela maneira como os pais lidam com a situação. Freqüentemente, um adolescente que consome somente um ou dois tipos de alimento procura ajuda sozinho, já que este comportamento acaba causando problemas com os amigos e até mesmo o impede de se relacionar com o sexo oposto. Muitas vezes, a própria pressão de seus colegas faz com que o problema desapareça. Comer seletivamente só se torna um problema de fato nos casos em que a pessoa fica doente, e são raras as vezes em que isso acontece.
Causas dos distúrbios alimentares
Alguns especialistas acreditam que a razão para tantos problemas relacionados à alimentação é conseqüência do desaparecimento da tradicional "refeição em família". Pesquisas demonstram que somente 50% das famílias fazem as refeições com seus membros reunidos, e muitas o fazem somente durante os almoços de domingo. Aparentemente, o ato de comer entrou para o rol das atividades solitárias. As pessoas que possuem hábitos alimentares diferentes começam, em geral, desenvolvendo alguma fobia por um alimento em especial. Porém, o fato de não haver ninguém por perto para mostrar isto a elas faz com que essa fobia acabe se desenvolvendo e se torne um problema mais grave.

Anorexia nervosa
Caracterizada pela recusa voluntária à ingestão de alimentos e pela preocupação do doente em manter-se excessivemente magro. Afeta principalmente mulheres adolescentes e pode levar à morte por inanição ou parada cardíaca. A maioria das pessoas anoréxicas evita alimentar-se em público, contabiliza as calorias das refeições, faz exercícios compulsivamente e mantém o peso corporal muito abaixo do desejado. O grande perigo está no fato de o anoréxico enxergar-se de forma distorcida, achando-se sempre gordo. Uma das conseqüências desse distúrbios é o aparecimento de atrofias irreversíveis no córtex cerebral. Na mulher, além da perda de peso, pode ocorrer amenorréia (ausência de menstruação) e no homem, impotência.

Definição clínica da anorexia nervosa

* Peso corporal em 85% ou menos do nível normal;
* Excesso de atividade física;
* Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal;

* Negação quando questionado sobre o transtorno;
* Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia causa sérios danos ao sistema reprodutor feminino;
Sintomas e perigos incluem

* Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
* Danos intestinais, quando o anoxérico faz uso excessivo de laxativos
* Danos ao rim, quando o anoxérico faz uso excessivo de diuréticos
* Anemia (devido ao baixo nível de ferro)
* Osteoporose (devido ao baixo nível de cálcio, ou à deficiência do intestino em absovê-lo).


Causas da anorexia nervosa

A anorexia afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos de anorexia nervosa ocorrem em mulheres). Muitos especialistas acreditam que a influência da mídia é a principal (mas não a única) causa de transtornos alimentares. Isto porque a mídia comumente (mas não sempre) impõe o estereótipo em que a magreza é um fator importantíssimo, se não indispensável, para o sucesso social e econômico de uma pessoa, desde de redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, em qual a personalidade ainda está em formação, e casos de garotas entre 11 a 14 anos anoréxicas existem com relativa freqüência.Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual também possuem um maior risco de serem anoxéricas. Pessoas em certas profissões, como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar uma pessoa a decidir por diminuir seu peso, possivelmente resultando em um transtorno alimentar. O perfeccionismo também é um fator de risco.


Consequências da anorexia

Psíquicas: Depressão, isolamento social e perda de oportunidades de convívio e profissionais.


Metabólicas: Hipoglicemia (queda do açúcar no sangue), distúrbios hidroeletrolíticos (desidratação), aumento de colesterol.

Cardiovasculares: Pressão baixa, tonturas e problemas cardíacos.
Neurológicas: Neurite.

Hematológicas: Anemia e leucopenia (diminuição das células de defesa).

Renais: Insuficiência renal aguda e crônica.

Endócrinas: Irregularidade menstrual, até interrupção completa do ciclo menstrual.

Musculares: Atrofia muscular, perda de massa óssea, fraqueza.

Gastroenterológicas: Cáries, constipação e obstrução intestinal.



Compulsão alimentar

Caracteriza-se pela vontade irresistível de ingerir uma grande quantidade de alimentos até o limite do desconforto físico. Por causa dos embaraços dessas "farras alimentares" constumam ser feitas a sós e costumam ser seguidas de sentimento de culpa e depressão. Pessoas com o transtorno do comer compulsivo constumam ser obesas, uma vez que seu ganho calórico é muito superior ao gasto. Além disso, esses doentes têm propensão a diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Sintomas da compulsão alimentar
*Apetite exagerado
*Vontade incontrolável de comer quando esta triste
*Comer exageradamente e rápido demais, pouca mastigação.
*Arrependimento e tristeza após os rompantes
*Falta de preocupação com o aumento de peso.
*Constrangimento social
*E o prazer imensurável ao comer ... como uma "criança no parque de diversão".
Causas da compulsão alimentar
A compulsão alimentar pode aparecer com um mau hábito alimentar durante as dietas radicais, fazendo com que o corpo crie um mecanismo de estímulo natural, com a ingestão excessiva de comida para equilibrar os níveis de serotonia. Isto acontece demais nas dietas proibitivas. Após longos períodos de jejum também é comum ter um ataque compulsivo, como é o caso dos comedores compulsivos noturnos, que não comem quase nada durante o dia, e a noite o organismo tende compensar a dieta, comendo exageradamente no período noturno. Muitos acordam para comer e ingerem mais de 50% por cento das calorias diárias nas refeições noturnas. Nos quadros de depressão pode haver um aumento de apetite principalmente por doces, massas e frituras, que são ótimos estimulantes de serotonia e dopamina. Criando uma dependência química com a comida, uma vez que ela equilibra os níveis bioquímicos do cérebro. Então sob tensão psicológica a comida é uma boa muleta para acalmar.


Bulimia nervosa

Assim como o comedor compulsivo, o doente de bulimia nervosa passa por surtos de ingestão excessiva de alimentos, mas, temendo engordar e para compensar os exageros, força uma "desintoxicação" por meio de vômitos, diuréticos e laxantes. Os bulímicos exercitam-se compulsivamente e, em geral, mantêm o peso corporal em uma faixa normal. Esse distúrbio pode causar insuficiência cardíaca, desgaste no esmalte dos dentes devido ao ácido clorídrico do vômito, inflamação no esôfago, desinteresse sexual e, em casos extremos, ruptura do estômago.Os transtornos alimentares são processos crônicos e complicados e sua cura não costuma ser rápida ou milagrosa. Por isso, quanto mais cedo se descobre um transtorno alimentar, mais chance de sucesso tem o tratamento que envolve o trabalho de médicos, nutricionistas e psicólogos. Além da orientação nutricional, terapias de grupos ou familiar podem ser úteis, desde que aliados à motivação, persistência e investimento por parte do doente e seus familiares.
Sintomas de bulimia :
* Preocupação excessiva com o peso, a estatura e a composição do corpo;
* Aumentos e perdas freqüentes de peso corporal (devido a ingestão e logo após a purgação);

* Idas ao banheiro após as refeições (para estimular o vômito);

* Temor de não ser capaz de controlar a comida (medo de não ter auto controle sobre os alimentos);

* Comer quando deprimido (uma forma de aliviar os problemas);

* Dieta compulsiva após episódios de alimentação exagerada (se culpa pela ingestão dos alimentos, e tenta a qualquer custo se ver livre das calorias ingeridas);
* Grandes desvios no humor , depressão, isolamento (devido a todos os outros fatores apresentados);


* "Orgias alimentares" reservadas, porém nunca comendo em excesso diante dos outros (devido ao sentimento de culpa e depressão comem até que não consigam ingerir qualquer outro alimento);


Consequências da bulimia:

* Psíquicas: Depressão, isolamento social e perda de oportunidades de convívio e profissionais.

* Metabólicas: Hipoglicemia (queda do açúcar no sangue), distúrbios hidroeletrolíticos (desidratação), aumento de colesterol.
* Cardiovasculares: Pressão baixa, tonturas e problemas cardíacos.

* Neurológicas: Neurite.

* Gastroenterológicas: Lesão do estômago, cáries, constipação e obstrução intestinal.



Sempre vale reforçar, que essas coisas são doenças, matam, então, por favor, se vocês amam a sua vida, não façam loucuras para emagrecer, façam exercícios físicos, moderem a alimentação, mas nunca vomite após comer, ou apenas não coma!

3 comentários:

  1. Amei seu blog, já estou seguindo com o outro o cherry snow

    http://cerejadeneve.blogspot.com/ ^^

    ResponderExcluir
  2. adorei os eu blog.. ja to seguindu siga o meu tbm http://vanehgatinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. tenho 14 anos e como 620 calorias por dia sendo que eu teria que comer 2.200 por dia

    ResponderExcluir