Participe de nossa comunidade *-* fases da adolescência

.

PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT

Voce e o visitante numero :

domingo, 25 de julho de 2010


Depressão
Por : Julia Gabriela


ooooi meninas, hoje eu juu vim falar sobre um assunto muito sério, que é a depressão! muitas pessoas, pensam que somente pessoas mais velhas ficam com depressão e tals, mas esta é uma ‘doença’ que atinge muitos adolescentes e até mesmo crianças! Então que tal entendermos mais sobre assunto? Aqui é o lugar certo!
Índice
- O que é?
- Como é?
- Causas da Depressão.
- Identificando a Depressão.
- Mitos e Realidades.
- Identifique os Sintomas da Depressão na Adolescência
- Vencendo a Depressão.
- Recado.
- Perguntinhas.

O Que é?


A depressão não é somente uma tristeza. Depressão é o nome que é dado a certos estados de sofrimento psíquico que podem causar transtornos no comportamento, na afetividade e nos relacionamentos sociais e familiares. A depressão é sempre um problema difícil para se enfrentar e pode tornar-se ainda mais assustador quando ocorre na adolescência, uma fase da vida por si só repleta de mudanças e de estresse. Na maioria das vezes os adolescentes não conseguem entender o turbilhão de sentimentos que afloram e nem mesmo conversar sobre a sua depressão por não encontram um interlocutor que os compreenda.


Como é?


Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
• Perda de energia ou interesse
• Humor deprimido
• Dificuldade de concentração
• Alterações do apetite e do sono
• Lentificação das atividades físicas e mentais
• Sentimento de pesar ou fracasso

----------------------

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Causas da Depressão

A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.

Identificando a Depressão


Para afirmarmos que uma pessoa está deprimida temos que afirmar que ela sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parada e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que a pessoa em questão está deprimida!


Mitos e Realidade

• MITO - Adolescentes não tem depressão de verdade.
• REALIDADE - A depressão pode afetar pessoas de qualquer idade, raça ou classe socio-econômica.
• MITO - Adolescentes que alegam estar deprimidos são fracos e precisam apenas de força de vontade.
• REALIDADE- A depressão não é uma fraqueza e sim um grave problema de saúde.
• MITO - Falar sobre depressão apenas piora o problema.
• REALIDADE- Falar sobre o que sente pode ajudar um amigo a reconhecer a necessidade de ajuda profissional.
• MITO - Pessoas, inclusive adolescentes, que falam sobre suicídio não se suicidam.
• REALIDADE- Muitas pessoas que se suicidaram já haviam dado "avisos" a esse respeito para amigos e família.
• MITO - Contar para um adulto que o amigo pode esta deprimido é trair sua confiança. Se ele quisesse ajuda, ele procuraria.
• REALIDADE- A depressão destrói a auto-estima e interfere na capacidade ou vontade da pessoa pedir ajuda.

Identifique os Sintomas da Depressão na Adolescência

• Tristeza ou sensação de vazio
• Pessimismo ou culpa, falta de esperança
• Desamparo ou inutilidade
• Incapacidade de tomar decisões
• Concentração e memorização reduzidas
• Falta de interesse ou prazer por atividades normais como esportes, música ou conversa pelo telefone
• Problemas na escola e com a família
• Perda de energia e motivação
• Dificuldade para pegar no sono, dormir bem ou se levantar de manhã
• Problemas de apetite: emagrecimento ou ganho de peso
• Dor de cabeça, dor de estômago ou dor nas costas
• Inquietação e irritabilidade
• Desejo de ficar sozinho a maior parte do tempo
• Falta às aulas ou abandono de hobbies e outras atividades
• Abuso de bebidas alcoólicas ou drogas
• Conversas sobre morte
• Conversas sobre suicídio (ou tentativas) .

Vencendo a Depressão


Parece ser difícil, eu sei, mas além de parecer, também deve ser difícil, pois inclui um processo muito grande! Tem pessoas que vão a psiquiatras, psicólogos, etc. mas também podemos curar a depressão através de música sabia disso? Não? Eu também não haha, mas fazendo a pesquisa para este tópico, eu achei um site sobre isso, e que vale a pena ser olhado! Ele está aqui para quem quiser ver, e fala sobre como enfrentar a depressão!

Recadinho


Resolvi fazer este post, pois eu sei que este sentimento de solidão incomoda muitas adolescentes, e justamente por isso quis falar sobre isto aqui no blog! Queria falar justamente, que este post é um tipo de espaço para você se abrir, e falar (nos comentários) o que está causando a tua depressão se é que você está em uma u_u! e eu acho que é só :D
Espero realmente que gostem do post, e upem!





68 comentários:

  1. eu já tive começo de Depre "/ . e os sintomas qeu eu senti foi: Tristeza ou sensação de vazio; dor de estômago; Desejo de ficar sozinho a maior parte do tempo . e eu só conseguir sair do início de depre , graças a minha mãe :)

    ResponderExcluir
  2. Bom eu ultimamente tenho sentido coisas diferentes em mim. Sinto que não sou a mesma menina de sempre. Tudo o que dizia ali eu tenho menos abuso de bebidas alcoolicas...
    As vezes tudo me da medo ou por qualquer coisa começo a chorar. :(

    ResponderExcluir
  3. amei o post pois já sofri uma depressão e uma dica eu sei que é uma situação bem dificil mais não desista saiba que as pessoas que nesse momento que estão no seu lado são as que realmente lhe ama

    ResponderExcluir
  4. estou com medo de estar com uma depressão....tenho tds os sintomas,menos o de drogas e bebidas alcoolicas,coisa q sempre me mantenho longe....mas me sinto sozinha,cansada ,ganhei peso,só ficando em casa(férias =/),perdi a vontade de fazer coisas q adorava,enfim...só com o tempo poderei me fortalecer de volta,como sempre foi: eu me 'afundo',eu me 'levanto',SEMPRE SOZINHA.SEMPRE.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fui a psicólogo, psiquiatra nem nada do tipo, mas pesquisei bastante e descobri que tenho depressão já há alguns anos. No começo foi muito, mas MUITO difícil mesmo, já tentei e pensei em me suicidar várias vezes... acho que se não fossem meus amigos eu não teria aguentado, sério. Até hoje ainda tenho vários sintomas de depressão, mas tá bem mais fácil de suportar, minha melhor amiga tbm tem e a gente passa por isso juntos (y'
    Acho que pode ajudar um pouco se a pessoa depressiva se rebelar contra si mesma e se cuidar mais, fazer mais o que acha que deve ser feito, independente da opinião dos outros. Enfrentar os próprios medos e perder, principalmente, o medo de sofrer pra perceber que sofrendo ela já está. Enfim, se tiver alguém aí que tenha depressão lendo isso, tenha forças. Não se entregue à depressão, por mais "prazerosa" ou fácil que ela possa parecer às vezes. Não tenha medo de se levantar, ouça músicas mais calmas e procure meios de cultura (livros, programaas de TV, etc.) menos pesados e mais otimistas (y)
    Sair de casa às vezes num dia lindo e ensolarado, mesmo que seja sozinho e só pra fazer uma caminhada, também ajuda um pouco.

    ResponderExcluir
  6. axo q estou com depressao,ñ sinto + vontade d fazer nada...
    mi sinto um fracasso,ñ consigo mais mi concentrar nas aulas,so fiko pensando no quanto minha vida seria boa se fosse d outro jeito,ñ sei fazer mais nada...
    só sei reclamar e reclamar.
    Antes eu era considerada umas "pisicologa" da turma
    dava conselhos
    secava lagrimas
    e ate msm me axava bunita,inteligente,legal e era cheia d alto-estima
    mas d uns tempos pra cá
    me axo feia,burra,chata e ñ consigo fikar feliz por mais d uma hora
    so tenho vontade d chorar e chorar
    eu to nessa d q "ngm mi ama ngm mi qr"
    sério
    adimito q tenho problemas
    + so pude ter noçao d quao grandes eles eram

    obrigada por ler meu disabafo...
    hehe' neim sei como tive coragem d escrever isso td

    ResponderExcluir
  7. gostei desse site '
    eu teenho certeza qe tenho depressão '
    eu ja tentei moorre varias veses ' ha falei diso com amigos e eles me asham loka ' ):
    boom eu ja tentei avisa minha mãe ' mas ela sempre leva na brincadeira ' eu desisto de fala com ela ' DD: ' eu qeria a confiança dela ' mas asho qe isu é totalmente impossivel ' adorei a ideia das musicas ' eoiwoiew ' eu amo musica ' ajo com forme elas são ' obrigada pelas dicas ' parabéns pelo site ' umbej *: bye ' *-*

    ResponderExcluir
  8. sim eu tenho certeza qe tenho depresão ' eu tb ja tentei fala com minha mãe nao deu ela nunka teem tempo neem ta satisfeita com nada ' minha irmã é mto shata ' ;@ odeio ela '
    bom eu odeio minha familia ' odeio minha vida '
    asho qe a unica coisa qe eu nao odeio ' é os meus amigos ' eles me ajuda mto ' ee me fasem se sentir animada ' eu amo minhas beest ' s2
    minha mãe naao ' ela nao gosta dos meus amigos ' e me proibe de sai com eles ' naao eles naao sao aqeles amigos do maal ' qe se enfruisia coisa do mal caminho ' mas eu saio escondido '
    sem eles eu nao viveria eu amo cada um deles ♥ oiewoiew '
    tb ja tenteei me mata ' sei la :x ' eu ja tomei um tanto de remédios ' aah' aa minha presao abaixo '
    eu tenho todos oos sintomas ' eu sei '
    eu ja tentei fala com minha mãe ' mas ela tava perto do amigo dela ' ee começo a rih de mim ' falando qe oqe eu tinha mexmo é preguiça ' eu fiqei com, vontade de moorre ' zzz ' shorei a béesa ' mas naao tem problema dexa ela ' :@ odiota ' a unica coisa qe eu amava ' era meu namorado 'bom agnt termino ' QE ELE MOORRA TB ' aah eu so deprimida ): vlw pelas dicas amo mto musica ' goosto mto da musica 'Thinking Of You 'da Katy Perry mto booa me desha calma 'oiewoiew
    umbej pra vs '

    ResponderExcluir
  9. Up!

    Ahh, ás vezes me pergunto: será que tenho depressão?! G_G
    Tenho alguns desses sintomas, tiipo vontade de ficar sozinha o dia todo, desinteresse por coisas que eu amava fazer, falta de apetite, etc ... Mas gente, ás vezes você acha que é e não é. Tem sintomas como esses, que infelizmente aparecem na adolescência! A adolescência é uma fase boa, porém difícil! N adolescência, tudo é novo! o comportamento e etc. Algumas características são até comuns. Cuidado pra não se enganarem quanto isso!

    ResponderExcluir
  10. nossa, muito bom esse seu post sobre depressão, pois muitas vezes eu acho que estou nesse estado e outras horas acho que é besteira minha, até pesquisei sobre isso para estudar para uma prova na facul, mas os sintomas em sí não eram os mesmos, mas eu sempre pensei q qndo se trata de adolescêntes os sintomas seriam diferentes.
    E informação é sempre bom né :D

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post, é bem informativo, deve ter ajudado a muitos internautas a se 'olharem'.
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parabens pelo post*
    tenho passad por depressao*- sei bem como é'
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Parabens pelo post, e sim, eu tenho passado por depressão, jah tentei o suicidio, mas tambem desde março faço consultas com uma psicologa tem me ajudado muitoo!x)

    ResponderExcluir
  14. na verdade não sei se estou realmente com depressão, alguns dos sintomas tenho sim l: ta acontecendo td isso porcausa de amizades, é mto ruim :/

    ResponderExcluir
  15. Oii, gostei mt do post mais eu acho q estou com depressão , não tenho certeza , mais tenho todos os sintomas menos os de drogas , mais isso é só alguns dia nem sempre estou assim , mais isso foi depois q eu começei a gostar de um garoto da escola e ele falou com minha amiga e me ofendeu mt oq ele falou , desse dia em diante eu começei a sentir um vazio em mim a ter pensamentos negativos , e ate pensei em suicidio . sera mesmo q estou com depressão , me ajudem !

    ResponderExcluir
  16. ooi, gostei muito do post !
    Eu parei e pensei, ano passado perdi alguém de quem gostava mt. Eu era mt apaixonada por ele! terminamos pela intromissão da minha familia, depois disso fiquei mt mal não conseguia fazer nada, sempre chorava e me sentia a pessoa mais inutil da terra :S
    Com o tempo, voltei a fazer tudo oq ue gostava, ouvir musica passear, conversar com amigos,
    Mais ainda sinto um vazio dentro de mim, tenho mt vontade de acabar com todas essas sensações ruins dentro de mim ! Não sei, as vezes tenho mt vontade de ficar sozinha, com o meu silencio. Acho que depois do que aconteceu comigo ano passado, não fui mais a mesma pessoa. tento ao maximo sorrir todos os dias, levar a vida na boa e na tranquilidade, mais algo aqui dentro não ta certo!
    bjbj. M.K
    '-'

    ResponderExcluir
  17. gostei muito de ter lido esse post, eu acho que posso estar em depressão, eu não sei, ando me sentindo mal, triste, qual coisinha, sinto vontade de chorar, não consigo tomar decisões por medo, me isolo, tenho tido pesadelos estranhos, tenho vontade de me matar =/

    ResponderExcluir
  18. BOOM MEU NOME É 'LARA'...
    Aii d um tempo pra cá eu me sinto tão mal,me sinto sozinha ,com vontade de chorar,não gosto de ficar com meus pais,não tenho fome ,aaai sinto um aperto dentro de mim as vezes ,q neim sei explicar.. mas eu nem comento nada disso om minha familia e nem vou comentar,pois não ei como eles iriam reagir..não tenho com quem dizabafar ,ñ gosto de falar disso com minhas amigas,aai já neim sei mais oq fazer...
    E tem um menino aq q eu sinto uma atração por ele,fiquei com ele umas vez ele qis ficar denovo mas eu ñ quis ,aai neim sei oq fazer ,eu me iludi com ele sei porq tbm... ja nem sei de mas nada....Penso nele o dia todo ,não sei se isso é paixão ,amor ou só atração msm...
    __________________________________________

    AIIII alquem me AJUDAA???? mer dá umaas DICAAAS .POR FAVOR COLEGAS ♥

    ResponderExcluir
  19. Já tive depressão e sei que é realmente coisa séria. Tive que tratar com antidepressivos por um tempo, cheguei a começar a beber muito pra esquecer meus problemas, o que obviamente não resolvia. Meu melhor amigo e minha mãe com certeza foram os responsáveis pela minha melhora. Meu amigo me fez parar de beber antes que as coisas se complicassem e minha mãe me apoiou durante todo o tratamento, só parei com os remédios quando já me sentia bem. Como consequência tive meses a fio de insônia, mas hoje não interfere muito, às vezes ainda demoro a dormir, ou acordo muito à noite, mas com certeza a depressão é passado! =D
    E pra quem tá passando por isso, força gente, é barra sim, mas não basta só as pessoas quererem a sua melhora, vocês também precisam querer melhorar.

    ;*

    ResponderExcluir
  20. postando meu blog aqui: http://poxakividinha.blogspot.com/

    valeu e visita lá e se puder segui tbm.

    ResponderExcluir
  21. gostei mt do post e doo bloog :D
    eu tenho alguns sintomas sim ; mais n. tenho certeza , as vezes penso ser besteira ; mais smp qnd vou dormir , começo a chorar e a me sentir um lixo , choro as vezes por não ter a atenção do meu pai. minhas notas estão abaixando e me deixa mais ainda me sentindo incapaz, preciso mtt de ajuda ! :(

    ResponderExcluir
  22. Tentei clicar no link sobre "curar depressão com música", porém não consegui. Poderia disponibilizar o endereço do link aqui, num comentário?
    Obrigada.

    PS.: A propósito, o site está muito bom. A metéria sobre depressão também; com bastante informações. Continue assim!

    ResponderExcluir
  23. eu me indentifiquei, com quase tudo só não a parte das drogas, e de suicidio, mais dores de cabeça, falta de sono, ou as vezes sonos em exesso, dores nas costas enjoos, falta de ar e dor no peito, mais quando vou ao medico ele me encaminha ao pscicologo, mais realmente eu me encaixo nesse quadro .. e quando eu quero mudar paresse que algo me puxa para o mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  24. Oii , eu passei por variios desses sintomas!
    Comeceei a ir em uma psicologa, tava me ajudando muito mais parei de ir... Isso tudo foi por causa de um menino! ¬¬'
    Eu acho que as coisas estão voltando denovo!
    é ruim demais...
    Maais to tentando evitar de acoonteceer..
    eu me siintoo muitoo sóo, maais sempre quero fiicar sóo.. aa seei laa :s é dificil é esqiisiito! =/
    Beijos, Dessa Rossi.

    ResponderExcluir
  25. bom,então estou em depressão é mto ruim esse vazio mais nada pode curar!!

    ResponderExcluir
  26. Eu literalmente adorei a matéria sobre depressão, é realmente muito boa. Faz com que os jovens, como eu, sabermos mais sobre o assunto, tirar algumas dúvidas e também faz com que as pessoas que julgavam a "depressão" como algo anormal, tomar um pouco de conhecimento sobre a doença. Enfim, parabéns pela matéria, continuem postando matérias e assuntos interessantes, beijos.

    ResponderExcluir
  27. eu tenho depressão não sei bem quando começou, mas já faz um bom tempo q estamos juntas, eu sei e todos falam q sou uma pessoa incomum gosto de coisas estranhas, entre outras, frequento psicologo e psiquiatra e tem uma coisa nos posts q realmente é verdade. eu sempre penso q estou curada pq as vezes passo uma ou duas semanas bem, mas depois volta tudo novamente, eu tenho 15 anos vou fazer 16, não sei bem a causa da minha depressão várias coisas contribuiram, sou muito sozinha vivo dentro de casa sem animo, não acredito muito q vou ser feliz, sou pessimista ao extremo, nunca ninguem se apaixonou por mim nem fico, mas eu to vivendo *-* não sei ate quando xD, mas parabens pelos posts *-*

    ResponderExcluir
  28. eu fico assim mais não eh todo dia e nem toda hr!! tipo eu fico triste no meu canto sem flr com ninguem pensando em coisas q me deixam mais tristes mais se alguem fala algo mto engraçado eu me animo e nem eh todo dia eh 1 vez por semana rsrsrs

    ResponderExcluir
  29. Massinha esse post, nunca passei por isso mas aprendi bastante sobrea "doença"

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom vocês falarem disso, é um assunto que deve ser alertado sempre, eu quase perdi minha vida por essa doença, e realmente é uma doença que vai se puxando pra baixo, cada vez mais, e que você chega uma hora que não consegue mais achar saida, tudo ta ruim para você, tudo esta triste, tudo esta perdido. Por favor meninas que tem esses sintomas ou que sabem que esta em depressão e não sabem o que fazer, por favor, pedem ajuda, a pior doença é a pisicologica e essa mata. Parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  32. Tenho depressão... Hoje em dia não é tão grave. Tenho deis de 2005(tinha 10 anos) ano que eu sai de JP(Paraíba), sofri muito deis de então. Esse ano melhorei e muito por varios motivos, um deles e que eu reencontrei um amigo e estou namorando*-*
    Quero dizer que estou conseguindo supera tudo e que todos podem, só precisam de ajuda, principalmente dos amigos. Esse assunto tinha que ser mais divulgado, pois muitos adolescentes sofrem de depressão.
    Não consegui entra no Site onde vc pesquisou Júlia... Poderia me mandar?

    ResponderExcluir
  33. Já tive depressão, mal me relacionava com as pessoas, pois eu vivia dentro de casa, e nem "virtualmente" fazia amigos, posso dizer que depois que comecei a jogar um jogo online ( habbo ;\ ) comecei a me relacionar mais, ter mais amigos, comecei a ter relaçoes sociais melhores... tanto pelo computador, quanto pessoalmente, nao posso dizer que superei 100%, mas com certeza meus novos amigos ( na epoca ) me ajudaram muito, e até hoje sou grato à eles por ser uma pessoa mais animada.

    Obs: Infelizmente fiquei viciado no habbo xD.

    ResponderExcluir
  34. Aaah, já ia esquecendo... Nunca tinha visitado o blog de voces, mas hoje estava vendo minhas comunidades e tinha algumas que eram baseadas nesse blog. Achei o blog muito interessante e os post muito legais tambem, parabens ! =D

    ResponderExcluir
  35. Acho que sou uma pessoa depressiva UHASHUHU' ;/ curti o blog mto fofo ^^

    ResponderExcluir
  36. Depressão é coisa séria, e o modo como foi mostrado no post achei ótimo ;D
    Fiz tratamento durante um ano quando tinha 11 anos, porém na época eu era forçada pela minha mãe, pois me recusava a aceitar a "doença", mas ela se agravou. Engordei 20 kilos em menos de um ano, passei a me exclui do ciclo social, qualquer coisa me deixava irritada, passava o dia inteiro trancada no quarto, repeti dois na escola por causa disso. O auge foram as duas tentativas de suicidio e o envolvimento com a bebida alcoolica. De cara eu não queria fazer o tratamento, mas com ajuda de uma amiga, eu pude começar a perceber que as coisas estavam indo de mal a pior. A sensação de tristea e vazio e a vontade de chorar que eram algo que me acompanhavam praticamente o dia inteiro. E o pior era que nem mesmo a música me ajudava mais, já havia perdido a graça pra mim, assim como a internet, assim como todo o resto. Enfim eu aceitei voltar a fazer o tratamento. Hoje tomo antidepressivos, tento novamente a escola, e tento voltar a vida normal. Não é fácil, as vezes pensamentos devastadores são inevitaveis. Mas acima de tudo e de todos, isso é algo que só depende de si mesmo. Não importa quantos tentem te ajudar, se você mesmo não tentar se ajudar. Eu desejo força a todos que estejam passando por isso. ;*

    ResponderExcluir
  37. eu tenho uma amiga que tem muito desses sintomas, antes ela até sai mais e tudo com as amigas, mas agora ela só quer ficar sózinha, dificilmente sai.. eu adorei esse post, pois agora que eu sei disso vou poder fazer o maximo para poder ajuda-la, ou até mesmo se ela não melhorar falar com a mãe dela :D

    ResponderExcluir
  38. Oii, me chamo Juliana..aah tipo meus "amigos"(haha' se é ki posso chamar di amigos) dizem ki sou EMO de espirito HSUHASUAHSH' pq soo mto excluida, muitoo ketinhaa, nuum gosto di sair, só uso roupas pretaas, num curto ficar em grupo sabe..enfiim..confesso ki choro sozinha, me sinto abandonada sem ki ngm goste k]di mim, num tenho mais animo pra sair, ainda mais sendo adolescente (14 anitoos), eu preciso dii AMIGOS poow ;x'...aah man' sei láa, talvez seja coisa da minha cabeça, to confusa sobre tudo sabe ;s aaah cara sei láa..eu to bem sabe, mais fico melhor estando na MINHA, sozinhaa ;D..HAHAHA'

    aaaaaah, sobre o blog? 1ª vez ki entrei e tipo man' vo entra todo diia cara! FODA dimaaais cara! realmente os post's ajudam pakaas manoo!
    aiin pessoas...vamo ouvir evanescence cmgo?SHAUHSAUH'

    beeijitoos ;*
    ate klkr hora ♥'

    ResponderExcluir
  39. Meu Deus do ceu me enquadro em todos os sintomas da depressao falando sério
    (agora fudeu) haha

    ResponderExcluir
  40. Eu me enquadro em quase todos os quadros, mais eu sinto como se esse sentimento de solidão que eu sinto é por faltar de uma companheira todos os meus amigos e amigas quase pelo menos estão namorando e eu ainda não e eu fico muito preocupado com isso e eu sinto que esse sentimento de solidão e varias outras coisas é por causa de uma falata de comapnheira será que isso é possivel ? e ainda o pior que eu nem sei como chegar numa garota porque eu me sinto meio timido nessas horas...

    ResponderExcluir
  41. caraca eu tenho o mesmo problema me sinto timida e acho que se tivesse com alguém estaria melhor..
    a alguns anos atrais eu era super agitada saia com minhas amigas, fazia ballet, adorava conversar e zoar com a turma... Mais hoje eu choro sem motivos do nada estou lá no canto triste, já não gosto mais de sair de conversar. agora só quero me isolar do mundo e me sinto diferente. E não consigo compartilhar isso com ninguém...

    ResponderExcluir
  42. Ja tive sintomas de depressao uma vez...mas,eu procurei ajuda..e consegui me tratar,e hoje to bem melhor...
    mas mesmo assim,eu pensei varias vezes em me matar,ainda tenho algumas marcas no pulso...

    ResponderExcluir
  43. tive depressao, mas nao fui a nenhum psicologo, ou coisa parecida, nao sei dizer se estou"curada", pqe ainda tenho auto-estima baixo,me sinto inutil e quero ficar sozinha o tempo todo, mas recuperei meu peso, nao falo mais so de morte, e nao sou mais "anti-social" como era antees, depois que comecei a namorar, tudo ficou melhor, mas nao como deveria ser, tem muita coisa que ainda tem que mudar ;x

    ResponderExcluir
  44. gente , tenho certeeeza que eu tenho depressão :x tenho toodos os sintomas , inclusive uso de drogas :x , maas não sei como superar isso , minha mãe não me entenderia , tenho certeza :/ e eu sou muito fechada , não me abro com ninguém , nem com amigos , que que eu faço ? :\

    ResponderExcluir
  45. Oi, sou a Juliana(escreviantes já) e to escrevendo pra dizer que eu to com depressão mesmo ): ...
    Alguém me ajuda? Não consigo me abrie e to piorandoo muitoo.... :/
    abraçoos gente..AJUDAA VIIU

    ResponderExcluir
  46. é :X as vezes acho que também estou com depressão, geralmente a noite me bate um tristeza e só consigo dormir quando escrevo tudo que sinto em uma caderno, afinal.. não consigo me abrir com ninguém ://

    ResponderExcluir
  47. Nossa! 50 comments! Arrasaram hein!
    Então, eu mesma que pareço ser a pessoa + simpática, legal, pracima, otimista, auto-astral, divertida e extrovertida sou totalmente ao contrário. =T
    Eer, poucas pessoas realmente me conhecem como eu sou. Pq só essas são especiais <3'
    Entãao, sou a pessoa + depressiva que se pode conhecer. Tenho TODOS OS SINTOMAS(já pensei em pegar drogas, mas acho que não rolou...) Só não me meto com isso, alcoolismo, drogas e tal. Mas o resto tudim eu tenho ÉNOISQTA- q
    Poow gente, é como o anônimo 'Psicólogo' falou...
    Aliás, nem posso falr nada. ;X
    Mas a diferença, é que eu sou assim mesmo. Depressiva pra caralho. Já cheguei a me jogar na piscina sem prender a respiração mas veio um infeliz com a alma caridosa e não deixou '-'
    É née... Talvez seja apenas uma fase, ou nunca passe.
    O fator que leva uma pessoa a deprê?
    Problemas físicos e emocionais. Qualquer coisa, problema ou fato, quando acumula e explode em você, não tem como conter. Vai juntando um monte de coisas; brigas, discussões, xingamentos, bullyings, desprezo, solidão, falta de amigos, saudade, carência, descrença(em si ou/e em outras coisas), falta de animo... Enfim, todas essas coisas que só os deprê sabem.
    Adorei demais o post, descobri agora o blog e tal.
    XOXO-

    ResponderExcluir
  48. Acho que só uma pessoa pode salvar a gente nessas horas... mas muitas vezes, essa pessoa, nem sabe que você existe. :/

    ResponderExcluir
  49. acho que estou no começo de uma depressão
    sei lá.nao tenho nem vontade mais de viver,toda a motivação que tinha se perdeu esse ano..e tenho todos os sintomas sitados,tudo começou esse ano,por causa dele o abandono dele,o vazio que ja sentia,minha familia nem me da bola..tudo se acumulou e virou isso aqui EU..to sem sentido sem rumo nao sei o que faço falo,perdi a vontade de fala,so quero fica sozinha,so vivo dormindo ou aki no pc,perdi minha vida social,meus amigos dizem que estou ficando louca,mais nao sei sinceramente o que faço pra sair dessa fossa ,sei que nao foi cukpa dele como digo..mais uso ele como uma disculpa ,se eu pudesse pelomenos ter um jeito de me animar,mais nem nao consigo ,ja tive pensamentos absurdos,ja pensei se eu me matasse alguem sentiria minha falta ja me perguntei isso..tem pessoas que dizem que passa com o tempo mais sei lá..espero que agora com o fim de ano me anime e possa sair desse mau estar :) (YN)

    ResponderExcluir
  50. Eoo naum sei o que ta acontecendo comigo,
    sinto todos esses sintomas,
    procuro sites na internet pra saber si isso é normal,
    tentei fala isso com minha mae e meu pai,
    mais eles falaram ki eoo só tava kerendo xama atenção,
    eoo naum aguento mais , axo estranho,
    sinto um vazio, com si eoo naum tivesse coração,
    ja tentei me mata varias vezes,
    mais nem isso eoo sei fazer direito!
    vx disse ki é diificil uma pessoa sentir todos os sintomas,
    mais eoo sinto todos,
    espero ki isso naum seja depressão =/
    axo ki nem depressão eoo sou capaz de ter "/

    ResponderExcluir
  51. Ixi eu nao entendo muito disso nao sabe maiis e mt bom leer pra eu tentar entender minha namoradaa ate minha familia q as vezes passa por isso e tentar da um apoiO brigado vio vcs fazem um trabalho muito bom akii gostei bastante beiijoos..!!

    ResponderExcluir
  52. Eu nunca fui psicatras , nunca faei sobre isso com os meus amigos. Mas de tudo que voocs falaram sobre esse assunto quasê tudo , quasê tudo mesmo' faz parte do meu problema .
    me sinto mt sozinha , só eu e meus pensamentos . apezar de eu ter mtas amiiigas .
    ee coomigo tava tudo bem tava toodos os diias ótimos até demais . sóo foi chegar final de ano . aff ¬
    Na escola tá tudo peéssimo pra mim , as pessoas ecrotas da minha sala falando que eusoou esqueleto , me chingando porq soou magra , isso me deiixa por dentro culpada por ser assim . vem mtas perguntas na cabeça . ee quando vejo menins mto mais magras , e eles nem andam falando isso na cara delas jogando na cara . só cmmg .
    as vezes eu chooro , mt . eu escuto mt musica porq elas me ajudam à esqueçer os problemas que ando passando , minhas amigas , as diversões que faço .

    ResponderExcluir
  53. eu tenho depressão :S e ninguem me escuta e nem me entende, não consigo falar disso com ninguem. Já fiz do meu quarto o meu mundo e da musica a minha vda. E eu gostaria de gastar o resto da minha vida assim, é só que as vezes eu queria viver. Só isso...

    ResponderExcluir
  54. Bom, Oi galera meu nome e Jessica, e tipo não sei bem se eu tenho depressão, mais eu desconfio , depois de ter lido este post me identifiquei com os sintomas, pois eu não tenho animo pra fazer nada, e se eu pudesse passaria o dia inteiro em casa, de preferencia dormindo ou no meu quarto sozinha, e quase tudo me faz/dá vontade de chorar, nao consigo me abrir(falar) com ngm, estão acontecendo mts coisas na minha vida, qe eu nao sei explicar, antigamente eu era totalmente diferente, adorava sair , estar com os amigos, eu era feliz sabe, mts garotos queriam namorar comg, e hoj em dia nao e mais assim, pois mesmo estando rodiada de pessoas, eu me sinto só , me sinto como se sei lá ;/ ' bom e quando eu acho qe estou indo pelo caminho certo, acontece tudo que nao nao queria, Bom eu so queriia conseguir ser feliz de novo , mais ta tão dificil , eu nao sei o que fazer , acho que presciso de ajuda ... Bj Bj pessoas ;*

    ResponderExcluir
  55. aaah é complicado dizer que realmente to com depressão, me encaixo na maioria dos sintomas, so em bebidas que nao, nao como mais direito, nao consigo dormi direito de noite e todos os outros sintomas descritos no texto e pra completa minha mae acha que tudo isso é bobeira, que adolecente tem frescura e nao depressão ¬¬
    Mais acho que isso é fase, e que passa é so preciso ter força e nao se deixar vencer pelos problemas, acredite em Deus, ele te ajudará demaais ;)

    ResponderExcluir
  56. Oii gente, meu nome é Joyce tenho 20 anos e em 2008 passei momentos horriveis dos quais nunca vou esquecer. Sempre ficava triste pelos cantos, não tinha mais vontade de sair pra lugar nenhum. Aí numa certa noite quando fui deitar comecei a sentir falta de ar e o caração batia tão acelerado que pensava que ia morrer, só pedia a Deus "não me deixe morrer",fui aos poucos me acalmando e foi passando, mais apartir dessa noite fiquei com medo de deitar, as vezes eu dormia sentada na cama já pra não deitar e acontecer novamente, mais a falta de ar e o coração acelerado voltaram a acontecer varias outras vezes, aí contei aos meus pais, no começo eles pensaram que eu estivesse com algum problema no coração, aí me levaram para um cardiologista e ele começou a me fazer varias perguntas e passou alguns exames como o eletrocardiograma e o ecocardiograma, voltei novamente ao doutor e ele olhou os resultados e disse: Como eu já imagina vc não tem nada, seu coração está normal, o que vc tem é Sindrome do pânico, aí passou uns remedios pra eu tomar Rivotril que é taja preta pra eu conseguir dormir e um antidepressivo. Aí passei a depender de remédios. Minhas crises eram horriveis, eu não sentia nem meu corpo na hora, já tive crise atravessando a passarela quando o sinal tava fechado, mais a minha pior crise foi quando eu estava no onibus eu via q o onibus em que eu estava ia bater, aí comeceia a dizer: vai bater, vai bater aí a falta de ar começou e o caração acelerado, comecei a não sentir minhas pernas, e as pessoas vendo como eu estava começaram a me ajudar me deram agua, foi horrivel, sinto até vontade de chorar só em lembrar. No dia cheguei em casa me acabando de chorar, agarrei meu pai e disse q não aguentava mais que essa doença já estava acabando comigo, aí ele olhou pra mim e disse: Ela quer acabar com vc, mais não vai conseguir, apartir disso q ouvi tive forças pra lutar e vencer. Hoje graças a Deus não dependo mais de remédios, vivo feliz, só tenho a agradecer a Deus e as pessoas que me ajudaram nessa fase tão ruim da minha vida. Quando olho pra tras e vejo tudo que passei tenho orgulho de mim mesma, pq fui forte e lutei contra essa maldita depressão. Hoje aproveito muitooooo minha vida, saiu pras festas com meu noivo, com minhas amigas e o principal dou muito valor a minha vida, pois ela é tudo de mais precioso que tenho, aprendi a dar valor apartir do momento em que tive medo de perdê-la.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Estava no orkut e um colega participou de uma comu com o link do seu blog, participei tbm e vim aki dar uma conferida, tava passando sua pagina e vi este post que achei muito interessante... venho tendo uns problemas a um tempo muito grande, mas depois de minha namorada ter terminado comigo tudo ficou pior depois deste tempo, sofria de depressão a um tempo mais só descobri hoje quando li o seu post, agora tudo tem piorado, até ouvir musica que era um vicio parei... não tenho paciencia para permanecer no trabalho, não consigo ficar quieto ( resumo: tudo o que esta no seu post menos drogas e bebidas é o que esta acontecendo)... e não tenho percebido que tenho magoado pessoas a minha volta, antes eu era considerado tipo como um psicólogo e tals... mais não tenho mais paciência para ouvir nem 2 minutos de alguem falando no meu ouvido, to muito disperso, não tenho mais atenção em nada, tudo me faz ficar deprimido, achando que não tenho amigos e querer ficar a maior parte do meu tempo sozinho... não sabia mesmo como me ajudar... este post me fez abrir os olhos para a realidade... e me ajudou a conhecer um pouco sobre o que vem afetando minha vida a um tempo... ta de parabéns pelo post, tenho certeza que vai me ajudar bastante a passar deste obstáculo tão grande da adolescência!

    ResponderExcluir
  59. Não sei dizer se eu estou com depressão, mais tenho varios dos sintomas sitados,por exemplo: eu adoro ginastica olimpica, mais perdi a vontade de fazer o esporte; na escola tenho muito dificuldade de me concentrar, sempre depois que a professora explica, e passa exercicios para fazer, eu não entendo nada, e não consigo fazer sozinha, não pelo fato de tar conversando e não ter prestado atenção, eu podia tar olhando pra loza, ouvindo ela falar, mais estar com o pensamento em outro lugar,e não consiguir me concentrar naquilo. Prefiro tambem ficar a maior parte do tempo sozinha, minha mae trabalha e quase não para em casa, mais quando ela esta não presta atenção em nada do que eu falo, e esta sempre com pressa, e fica só me chamando e brigando comigo, e quando ela sai dou ate graças a deus; fico estressada facilmente, me estresso ate por causa do telefone tocando, odeio tambem quando me chamam atenção e ficam falando direto perto de min. Quando estou sozinha, eu choro facilmente, fico pensando em tudo que fiz e fasso, me sinto uma pessoa inutil, que não serve pra nada; e estou sempre triste, mais não gosto que fiquem em cima de min, perguntando o porque de eu estar triste ,porque eu vou mentir, prefiro sofrer quieta do que todos querendo me ajudar. não tenho mais tanta vontade de sair, falo pra minha mae sair e me deixar ficar em casa na internet.Drogas nunca usei, bebibas não gosto, só cigarro que já esperimentei, mais não fumo, que sei se isso acontecer eu morro, não por fazer mal, mais sim porque minha mae me mataria! mais as vezes sinto vontade. Eu sinto como se eu não tivesse amigos ,e acho que vou acabar assim, porque com a familia eu não vou falar sobre isso, amigas tambeem não; ningueem ta afim de me escutar, pra que eles vão perder seu tempo com isso ? escutando uma menina idiota desabafa, conta sua vida, não, ninguem que isso !

    ResponderExcluir
  60. haaa essa minina ai de cima é muito legal!!!
    e eu escuto ela siim, eu amoo ela...e se ela ta sofrendo pode ter certeza eu tambem to!!!
    ela sabe que pode conta comigo seempre.

    ResponderExcluir
  61. Caraca e a pura verdade quando meu namorado terminou comigo eu fiquei assim tava sem vontade de fazer nada so queria ficar so e tall's mais hoje to com ele e to bem !!!

    ResponderExcluir
  62. ahh eu ando tendo: Tristeza ou sensação de vazio
    Pessimismo ou culpa, falta de esperança

    Problemas de apetite: emagrecimento ou ganho de peso
    • Dor de cabeça, dor de estômago ou dor nas costas

    *Desejo de ficar sozinho a maior parte do tempo! Nao sei mais o que fazer !

    ResponderExcluir
  63. http://push-it-kath.blogspot.com.br
    Visitem meu blog! Tudo sobre sexo. Dicas, histórias, cuidados.

    ResponderExcluir