Participe de nossa comunidade *-* fases da adolescência

.

PARTICIPE DA NOSSA COMUNIDADE NO ORKUT

Voce e o visitante numero :

sábado, 22 de maio de 2010

USO DE PIERCING PELO ADOLESCENTE :
Por que os pais são contra?


O crescente uso de Piercings entre os adolescentes tem gerado muita preocupação entre pais, educadores e especialistas. Sabemos que as dificuldades vivenciadas na adolescência dependem do modo como cada um tem seus valores internalizados, se situa frente à sexualidade e aos desejos que ressurgem nesse momento da vida. Logo que se iniciam as transformações corporais, indicativas da chegada da puberdade, surgem diversas dúvidas tanto para os pais quanto para os adolescentes, tais como: o que é e como falar, por exemplo, da menstruação ou da ejaculação, o crescimento e desenvolvimento de pêlos, mamas e órgãos genitais etc.

E o uso do Piercing? O Piercing está na moda! Vamos adotar! Dizem os adolescentes. A estudante Elis, 19 anos, diz que não usa, “não faz parte do seu estilo”, também não aprova o uso pelos colegas. Fred, 16 anos, diz “adoro - tenho um na língua e outro na altura da sobrancelha”. Alguns pais dizem “isso é loucura do mundo atual”, acrescentam: “as escolas, principalmente elas, deveriam proibir, já que seu papel é educar e tornar os jovens cidadãos sérios e de bem”. Na realidade é uma preocupação também, dos educadores. Afinal, existem ainda outros pontos que podem aparecer na relação do adolescente com sua família: a dependência financeira, a dificuldade de aprendizagem, a escolha profissional, o vestibular, as companhias, os programas, os horários, o uso de cigarros, bebidas alcoólicas e drogas, entre outros, e não apenas os Piercings. Cada pessoa, seja o adolescente ou um familiar, educador ou especialista se posicionará de forma particular diante dessas questões.

A imagem que se tem do corpo não se constrói apenas a partir dos dados anatômicos ou fisiológicos, mas também de uma percepção subjetiva. Ao longo da vida, o corpo sofre várias modificações e a puberdade é um dos períodos em que elas se manifestam de forma mais significativa. Piercing, tatuagem, adornos etc., poderão se transformar em um problema de saúde se o adolescente, candidato ao uso, não tiver cuidados de higiene durante a colocação e a cicatrização. “Quando a pessoa fura a pele, abre caminho para uma série de impurezas penetrarem no local”, diz uma dermatologista. Nesse caso, a área poderá ficar vulnerável a inflamações e infecções. Acrescenta que poderá haver formação de quelóide [cicatriz exagerada que marca o local]. Nesse caso, caro adolescente, o que faremos? As pessoas que têm o problema devem esquecer o Piercing? O resultado estético não é nada bonito, certo? Allan, odontólogo, pai de adolescente diz que é totalmente contra, especialmente na língua, porque “é um local muito vascularizado e um furo abre as portas para infecções graves”. Ele acrescenta que “se o objeto não for de ouro, de platina ou de uma liga composta em 85%, pelos dois elementos, o risco é ainda maior. Sabemos que a moda pode ser definida como uma forma de se vestir que caracteriza determinada época e determinado grupo. A adolescência é um período fértil para a criação de novos costumes, que colocam em xeque hábitos diversos.

A relação do adolescente com a família, é fundamental. Dar ao jovem a possibilidade de falar, questionar e se posicionar sobre o que pensa, sobre o que lhe traz curiosidade e angústia é importante. Os pais, por sua vez, devem se mostrar disponíveis tanto para escutar, quanto para expressar suas concepções e estabelecer limites.
Nas modificações do corpo - Incluem-se todas as marcas que o adolescente inscreve em seu corpo: tatuagem, Piercing, e o mais recente body modification [talhar partes do corpo para demarcar determinados momentos de vida com cicatrizes ou implantar objetos na pele]. No entanto, o adolescente precisará conviver com restrições na vida, uma vez que existem limites em todo tipo de relacionamento social e os pais devem estar mais próximos e mais amigáveis, além de demonstrarem confiança no filho. Nessa fase, o diálogo é fundamental.

3 comentários:

  1. Adorei o post ^^
    Parabéns,
    Da uma olhadinha no meu blog tbm http://garotaclara.blogspot.com/
    :**

    ResponderExcluir
  2. Incrível, os piercings são Bíblicos, Rebecca, que casou com o filho de Abraão usava um no nariz, isso foi em aprox 400 a.C. e esse povo era um povo santo.
    Tem moda que dura tanto tempo, e a gente nem imagina!

    Beijocas e parabéns pelo blog, isso melhora a cabecinha de muita gente desnorteada.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 15 anos, a pouco tempo eu coloquei um piercing na cartilagem da orelha. Realmente te que se ter muitos cuidados com um piercing, antes de colocar eu achava que ia ser tranquilo, que era só deixar ele quieto que cicatrizava logo. Até agora ele não deu problema, mas eu preciso limpar várias vezes ao dia, passar antisséptico, cuidar para não bater...

    ResponderExcluir